Presente nas atividades infantis, tanto na hora de brincar, quanto na hora de aprender, a música traz benefícios que irão acompanhar a criança por toda a vida. Pode funcionar como um calmante natural para algumas crianças e fonte de energia e alegria para outras. E neste artigo, queremos te mostrar 10 benefícios da música para as crianças, mas pra isso, é preciso observar a relação da criança com a música.

Quando a criança está batucando os móveis, ouvindo música, dançando, cantarolando, assistindo aos desenhos favoritos ou aprendendo a tocar um instrumento musical ela já está desenvolvendo uma relação com a linguagem musical.

Esta relação entre a criança e a música pode transformar o comportamento dela, porque além de auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo, permite a ela novas formas de se expressar oralmente e também por gestos e movimentos.

E o melhor de tudo é que este contato com a música não possui restrições de idade! Quanto antes a criança for apresentada a aprendizagem da música, seja em forma de canto, dança ou ainda por instrumentos musicais, muito antes ela poderá desfrutar de benefícios como desenvolver maior atenção e concentração, maior facilidade em socializar e fazer conexões mentais, comunicar-se melhor, reduzir o estresse e cooperar e esperar de maneira mais natural.

10 Benefícios para uma vida toda:

Além de tudo que já citamos, a música pode proporcionar uma imensidão de benefícios que vão acompanhar a criança por toda a sua vida. Vejamos abaixo 10 desses benefícios da música para as crianças:

  1. Autodisciplina
  2. Paciência
  3. Sensibilidade à detalhes
  4. Desenvolvimento dos dois hemisférios do cérebro
  5. Desenvolvimento motor e cognitivo
  6. Facilidade na alfabetização e aquisição da linguagem
  7. Raciocínio
  8. Memorização e melhor desempenho escolar
  9. Equilíbrio e segurança emocional
  10. Construção de memórias afetivas

Portanto, é importante que os pais observem o que as crianças ouvem, vêem e gostam no dia a dia porque, desta forma, irão conseguir compartilhar referências musicais positivas e valiosas com seus filhos e proporcionar maior bem-estar à eles. E quanto mais rica a música for em diversidade de sons agudos, médios e graves (harmonia), timbres e ritmos, mais estimulado será o cérebro da criança que a ouve. 

Música e reciclagem:

Em homenagem ao Dia do Músico, dia 22 de novembro, disponibilizamos uma lâmina da Turma do Fritz para colorir.

Além disso, nesta lâmina a Turma do Fritz utiliza os instrumentos musicais que eles mesmos confeccionaram utilizando materiais recicláveis. Isso mesmo! Além de todos os benefícios da música, dá para praticar também a reciclagem e beneficiar o meio ambiente!

No nosso canal do Youtube a gente ensina a fazer as maracas que o Zeca está tocando e tem também a opção das claves no mesmo vídeo. 

E você pode aproveitar os seus instrumentos com materiais recicláveis para acompanhar as músicas da Turma do Fritz e se divertir! Vamos deixar a música “Vem Brincar” abaixo. Dá para cantar e dançar!


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras crianças, pais e professores para mostrar os benefícios da música e da reciclagem de maneira divertida!

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais: @turmadofritz – Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *