E o turbilhão de emoções com relação às novas rotinas e ao novo normal continua! Principalmente para as nossas crianças, que quase sempre se adaptam rapidamente, mas que precisam de uma atenção especial com relação aos sentimentos gerados por essas adaptações.  Por isso,  desenvolvemos novas atividades sobre emoções pra ficar tudo Fritz! (Parte 2). E o principal objetivo destas atividades é justamente parar e respirar um pouquinho!

É importante reforçar que é fundamental o envolvimento da família para conversar e identificar os sentimentos da criança. Portanto observe, escute e deixe que a criança fale ou demonstre como se sente, pois em alguns momentos ela vai buscar conforto e segurança em seus gestos. E você, muitas vezes, vai pensar e pesquisar a melhor forma para orientá-la, mas por favor, não esqueça de abraçá-la com muito amor, para que ela se sinta acolhida já no momento em que ela precisar.

Atividade com emoções – Pote da Calma

Como o próprio nome já diz, o Pote da Calma é realmente para acalmar! Por isso, respire fundo e chame a sua criança para elaborar mais este recurso que, certamente vai trazer boas sensações, para aqueles dias onde precisa ficar tudo Fritz!

Passo a passo para fazer o Pote da Calma 

Você vai precisar de:
– Pote de vidro ou acrílico com tampa;
– Colher de sopa;
– Água quente;
– 2 colheres de cola com glitter;
– 3 colheres de glitter;
– 1 gota de corante alimentício.

Como fazer:

1. Primeiramente coloque a água quente o suficiente para completar 3/4 do pote de vidro escolhido.

2. Despeje 2 colheres de cola glitter, mexa bem.

3. Em seguida insira 3 colheres de glitter, se quiser use glitter de formatos diferentes, assim como cores variadas.

4. Por fim, pingue 1 gota do corante alimentício escolhido e mexa bem até que tudo fique bem misturado! E pronto.

Agora é só mexer bem o seu pote da calma e assistir como o glitter se movimenta, se concentrando no aqui e agora!

Confere também a Roleta Tudo Fritz, uma roleta divertida para você brincar e auxiliar as crianças com suas emoções! Acesse aqui!

Outras atividades sobre emoções para ficar tudo Fritz por aí:

Sabemos que tem dias e momentos em que as crianças ficam ansiosas, tristes, entediadas, agitadas demais e muitas vezes irritadas, por isso trouxemos mais algumas atividades sobre emoções para ficar tudo Fritz que você pode fazer com a criança e ajudá-la a respirar um pouquinho mais e colocar os sentimentos em ordem .

Escreva Recadinhos Afetuosos:

Para a criança se sentir acolhida, às vezes, ela requer somente pequenas atitudes de amor e carinho no dia a dia.

Uma ideia bem simples e que certamente ficará na memória da criança, é surpreendê-la em atividades do seu dia com bilhetinhos afetuosos inesperados.

Pegue um pedaço de folha ou um post it e escreva ou desenhe com caneta colorida de sua preferência uma mensagem que demonstre seu amor e cuidado com ela. Depois, deixe em um lugar bem visível para que a criança veja e se surpreenda. Vão surgir sorrisos, abraços e beijinhos carinhosos!

Atividade Mindfulness – Respire Fundo!

Além das atividades e dicas que já disponibilizamos aqui no blog no post anterior, temos aqui três exercícios de respiração divertidos que exercitam a atenção plena, habilidade genuína das crianças, mas que ultimamente, devido aos diversos estímulos e excessos de compromissos, tem diminuído (e os exercícios servem para os adultos também, hein?).

Respire Fundo, vai ficar tudo Fritz!

Temos aqui 3 atividades que vão ajudar a criança a exercitar a atenção plena, concentrando-se no aqui e agora utilizando técnicas de Mindfulness.

Essas atividades vão ajudar a criança a:

  1. Controlar melhor suas emoções;
  2. Se concentrar melhor;
  3. Ter maior relaxamento;
  4. Reduzir ansiedade e estresse.

Exercício 1:

Convide a criança a deitar no chão e colocar seu bichinho de pelúcia favorito sobre a barriga. Agora incentive a criança a observar como o brinquedo sobe e desce quando ela respira, sem deixar cair! (Duração: 5 minutos).


Exercício 2

Entregue um borrifador com cheirinho agradável e convide a criança a borrifar no ambiente e em seguida cheirar devagar 3 vezes para sentir o aroma. Investigue com ela como é esse cheiro, como ele a faz se sentir. Se o ar entra quente ou frio e como ele sai. (Duração: 3 minutos)

Exercício 3:

Desenhe montanhas em um papel. Agora pegue um brinquedo pequeno, uma Lol, um carrinho de HotWheels, Lego e passeie com o brinquedo subindo e descendo nas montanhas. Quando o brinquedo estiver subindo a criança deverá inspirar e quando ele estiver descendo a criança deverá expirar. Invente uma história divertida! (Duração: 3 minutos)

Sentimentos em Libras

A série “Aprenda Libras”, disponível no nosso Youtube, ensina Libras para crianças totalmente do zero! Neste vídeo a professora Juliana Cipriano ensina sinais relacionados aos sentimentos, em Libras. Aprenda as expressões para felicidade, assustado, medo, tristeza e raiva.

Talvez a sua criança se encante com o universo em Libras e veja nele uma forma de se acalmar e se entreter também.

Convide a sua criança a experimentar algumas dessas atividades e depois nos conta o que melhor funcionou.

E se você gostou dessas atividades sobre emoções pra ficar tudo Fritz (Parte 2), compartilhe com outras famílias e até mesmo com professores. Afinal, será rico para auxiliar as crianças a entenderem um pouco mais seus sentimentos e a respirarem fundo para deixar tudo em ordem. 

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais: @turmadofritz – Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *