As fantasias fazem parte do universo e imaginário infantil e assim também, são importantes aliadas para a formação dos valores e para o desenvolvimento cognitivo e psíquico das crianças. Isso porque através das fantasias é que elas geram identificação com algum personagem e suas características e, muitas vezes, externam o que estão sentindo ou algo que vivenciaram de verdade. Por isso, trouxemos duas ideias de fantasias sustentáveis divertidas para você desenvolver com as crianças.

Lembrando que o uso e a elaboração de fantasias auxilia também no desenvolvimento da criatividade, porque este exercício estimula a criança a criar e recriar as mais diversas situações do seu dia a dia. Além disso, ajuda a criança a compreender a realidade de perspectivas diferentes enquanto vive um personagem ou uma história. Ao mesmo tempo, as crianças podem experimentar empatia e ainda vencer seus desafios internos.

Bailinho ou festa a fantasia?

Seja para fazer um bailinho (de carnaval ou outro) ou ainda para uma grande festa à fantasia, as fantasias sustentáveis são ótimas para divertir e dar possibilidades às crianças de expressarem seus gostos e percepções através de seu próprio protagonismo.

Você pode montar com a criança um ateliê de fantasias, ou seja, envolvê-la desde a criação das fantasias, tendo como partida a ideia e o desenho em si e também envolvê-la na construção das peças, escolhendo os materiais, montando e testando. 

A vantagem das fantasias sustentáveis é que elas podem ser fáceis de produzir e porque oferecem a oportunidade de desenvolver uma atividade divertida durante a elaboração, que certamente pode ensinar à criança um pouco mais sobre a importância de planejamento, organização, paciência, persistência, além de exercitar seu senso estético.

Vamos dar asas à criação das nossas fantasias sustentáveis divertidas?

Vamos ensinar duas ideias de fantasias sustentáveis divertidas da Turma do Fritz: a fantasia do próprio Fritz e a fantasia da Pin ou da Charlot (ou seja, as duas usam!). Antes de mais nada, abaixo estão os materiais que vamos precisar para cada uma delas.

Fantasia do Fritz

  • Papel cartão ou dupla face verde (duas tonalidades – verde claro e verde escuro)
  • Régua
  • Tesoura
  • Cola
  • Molde para espinhos (você pode desenhar ou baixar no final deste conteúdo)

Fantasia da Pin/ Charlot

  • Tesoura
  • Elástico
  • Tule (entre 4 e 5 metros)

Assista o vídeo e confira o passo a passo de cada fantasia:

E tem mais: para complementar a brincadeira, disponibilizamos as máscaras dos personagens da Turma do Fritz também. Assim como os moldes dos espinhos, estão no final do conteúdo para você clicar e salvar.

E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com outras crianças, pais e professores para ensinar a eles essas ideias de fantasias sustentáveis divertidas!

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais: @turmadofritz – Instagram e Facebook.

Clique e salve seus moldes:

Clique na imagem abaixo e salve o molde para os espinhos da fantasia do Fritz!

E aqui os moldes das máscaras dos personagens da Turma do Fritz:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *