O começo de 2021 trouxe uma série de expectativas e um turbilhão de emoções com relação às novas rotinas adotadas em função do ano anterior, principalmente para as nossas crianças, que estão vivendo, antes de tudo, um novo momento de retorno às aulas em formatos diferentes dos que estavam habituadas.  E por isso,  desenvolvemos estas atividades sobre emoções pra ficar tudo Fritz! E o objetivo é auxiliar ainda mais, no processo de conversar, acolher, identificar e entender algumas emoções junto às crianças.

Sobretudo, é fundamental o envolvimento da família para ajudar a criança a vivenciar seus sentimentos de uma forma natural, auxiliando no seu desenvolvimento natural e sadio. Converse e acolha os sentimentos da criança. Deixe que ela explique como se sente, acolha os sentimentos dela e diga que vai ficar tudo bem. ⠀

Atividade com emoções – Roleta Tudo Fritz

Primeiramente, é preciso lembrar que nem todo dia é um dia fácil dentro de uma nova adaptação para as crianças e Tudo Fritz! Uma hora vai dar tudo certo! Às vezes as coisas acontecem diferente mesmo e é necessário tempo e dose de paciência para que a rotina vá se restabelecendo. 

Neste sentido, para ajudar nos dias onde precisamos que fique tudo bem (ou tudo Fritz), que são aqueles dias onde a criança está triste, assustada, irritada ou entediada, disponibilizamos várias atividades sobre emoções pra ficar tudo Fritz e entre elas a Roleta Tudo Fritz, que é uma roleta divertida para você brincar e auxiliar as crianças com suas emoções não pode ficar de fora.

A roleta para impressão você pode baixar ao final deste post. Além disso, o passo a passo de como fazer você confere na sequência.

Passo a passo para utilizar a Roleta Tudo Fritz 

Você vai precisar de:
– Papelão fino (sugestão: caixa de pizza)
– Tesoura
– Palito (preferencialmente de dente)
– Cola branca
– Cola quente

Como fazer a Roleta Tudo Fritz:

1. Primeiramente recorte todas as peças na marcação da tesourinha.

2. Cole as partes da roleta, seta e círculos no papelão (percebemos que um papelão de caixa de pizza, foi melhor que papelão grosso).

3. Depois de secar bem, cerca de 5min, recorte todas as partes separadamente.

4. Faça um furinho com o palito nos círculos verde e laranja e na seta – conforme a marcação. Reserve.

5. Cole o círculo verde no meio da roleta. Corte a ponta do palito, em seguida encaixe e cole com a cola quente no fundo dos furinhos. Obs: tome cuidado para o palito de dente não ter rebarbas, use palito bem lisinho.

6. Encaixe a seta e o círculo laranja (sem cola).

7. Corte o excesso de palito para encaixar as outras peças. Reserve.

8. Desencaixe o círculo laranja e cole o círculo com espiral em cima dele. Para finalizar cole com a cola quente em cima do palito.

Dica extra: Notou que a impressão rachou ao manusear? Pinte com canetinhas e ficará como novo!

Como usar a Roleta Tudo Fritz:

Dessa forma, depois de pronto é hora de brincar! A criança primeiramente deve escolher a cartinha que representa como ela está se sentindo e depois disso, ela deve girar a roleta para saber o que ela pode fazer para se sentir melhor.

Baixe o arquivo para impressão aqui

Outras atividades sobre emoções pra ficar tudo Fritz

De antemão, a gente sabe que o retorno às aulas gera uma série de sentimentos e expectativas nas crianças, ainda mais, quando passamos praticamente um ano longe das salas de aula. Há crianças que ficaram ansiosas para rever os amigos, outras tristes por voltar a uma rotina um pouco mais distante dos pais e, outras ainda, com medo em função de imaginar um determinado cenário, por isso acompanhe ainda outras atividades que podem auxiliar no processo.

Turma do Fritz conta: A volta às aulas [LIBRAS]

Na nossa lista de atividades sobre emoções para ficar tudo Fritz não poderia faltar uma contação de histórias. Então, nessa história os personagens da Turma do Fritz vivenciam uma série de emoções, em função de voltar às aulas e, no decorrer da história eles procuram se ajudar diante desse cenário. Assim, acompanhe o desenrolar de como cada um se sentiu e como a Turma toda encarou esse desafio!

*Essa é uma história da Turma do Fritz, foi escrita por Joseane Tomaz, conta com dicas coletadas a partir do livro “Eu e meus sentimentos” de Vanessa Green Allen e, teve a mentoria de Jenifer  Santos de Jesus – Psicóloga CRP 04/52545. 

Livros sobre emoções:

Como já sabemos que durante a pandemia e agora com o “novo normal” todos vivemos vários sentimentos e emoções, assim também, sabemos que precisamos de embasamento e muitas vezes, de uma linguagem mais lúdica para falar sobre emoções e sentimentos com as crianças. Portanto, acreditamos que esses livros podem ajudar a sua família a identificar e acolher todos os sentimentos de uma forma mais leve! 

Confira as opções de livros pra falar de emoções e ficar tudo Fritz:

Eu e Meus Sentimentos” de Vanessa Green Allen (Editora Sextante)
Para crianças que já lêem, o livro funciona como um guia que traz uma série de atividades, dicas e testes para ajudar a identificar, entender e reagir a cada um dos sentimentos, nesse sentido, mantendo todos sob controle.

O Monstro das cores” de Anna Llenas
Para ler em família, esta história cativante, fala sobre o monstro das cores que não sabe o que se passa com ele e precisa desembolar suas emoções bagunçadas. Assim como o monstro, o livro usa as cores para estimular as crianças a identificar diferentes emoções.

Emocionário: Diga o que sente” de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel (Editora Sextante)
Ótima ferramenta de consulta e auxílio aos pais para abordar o tema de forma mais visual. Igualmente a um dicionário de emoções, orienta a entender melhor o que se passa em nosso coração e, através de ilustrações inspiradoras, explica de forma simples e delicada os sentimentos, para ajudar as crianças a reconhecer e expressar o que sentem.

Mais esses:

Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque (Editora Yellowfante)
Este livro aborda com muita sensibilidade a história da bela menina Chapeuzinho. Ela sofre de um mal terrível – o medo do medo. Ao enfrentar o desconhecido ela vai superando seus medos e inseguranças para descobrir então a alegria de viver.

Coleção Sentimentos” de Fabio Gonçalves Ferreira (Editora Bom Bom Books)
Esta coleção de livros é mais voltada para crianças de 3 a 7 anos de idade e aborda vários sentimentos presentes no nosso dia a dia, através de histórias que ensinam às crianças a lidar com esses diferentes sentimentos. Ao final de cada história, há uma carta escrita por um renomado psicólogo. São 10 livros que abordam por exemplo amor, ansiedade, ciúme, medo, raiva, saudade, solidão, tristeza e vergonha.

A Raiva” de Blandina e Lollo (Editora Pequena Zahar)
Já este livro fala sobre a raiva que começa como uma coisinha boba e que todo mundo, em algum momento da vida, já sentiu. Fala de como ela pode surgir de coisas simples como uma palavra torta ou um sorriso estranho e, como pode crescer até virar ira. É uma história de autoconhecimento para crianças e adultos também.

Ler para as crianças e com as crianças, certamente faz a diferença!! Você pode aprender e comunicar de forma leve como cada sentimento funciona e naturalmente ela irá identificar-se.

Filmes sobre emoções e sentimentos:

Por último, queremos propor uma sessão cinema, com 3 filmes sobre emoções e sentimentos para assistir com as crianças! São filmes que talvez você e sua família já assistiram, mas que certamente você não havia pensado em usá-los como recurso para falar sobre sentimentos com as crianças. 

Então prepare pipoca e almofadas e depois converse colocando tudo o que captou com as dicas do blog. Receita da pipoca doce colorida aqui.

Abaixo os filmes:

1. Divertidamente: comédia fala sobre a mudança da garotinha Riley (11 anos) para uma nova cidade e, o quanto isso bagunça suas emoções e gera uma confusão na sala de controle do seu cérebro. Mostra como a Alegria e a Tristeza afetam a vida de alguém e sua relação com memórias e laços construídos ao longo da vida. 

2. Monstros S.A. : comédia que trata da relação entre os monstros Sully e Mike (trabalhadores na fábrica de susto para transformar gritos em energia) e a garotinha Boo, que acaba indo parar no mundo deles, deixando-os apavorados. A convivência de Boo com os monstros faz ela encará-los se divertindo e a faz enfrentar e superar seu medo de escuro ou de armários, representados pelo monstro Randall.

3. Malévola: baseado no conto da Bela Adormecida, conta a história da protetora dos Moors – Malévola, que desde pequena mantinha a paz igualmente entre dois reinos, até se apaixonar pelo garoto Stefan que a abandona. Por isso, Malévola torna-se uma adulta vingativa e amarga, e por raiva, decide vingar-se de Stefan amaldiçoando sua filha, a recém-nascida Aurora. Em seguida, aos poucos, Malévola desenvolve sentimentos de amizade em relação à Aurora. No filme, todos os personagens apresentam diferentes emoções como o medo, a alegria, a raiva e a tristeza, por exemplo e, baseados nessas emoções, tomam suas decisões, o que mostra para as crianças que não há uma única emoção predominante na vida. 

E se você gostou dessas atividades sobre emoções pra ficar tudo Fritz, compartilhe com outras famílias e até mesmo com professores. Afinal será rico para auxiliar as crianças a entenderem um pouco mais seus sentimentos. 

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais: @turmadofritz – Instagram e Facebook.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *