Todos sabemos que a higiene pessoal é essencial para prevenir doenças, além de aumentar a qualidade de vida das pessoas. E sabemos também que as crianças, por natureza, estão em constante contato com o meio e costumam se sujar com maior frequência. Brincar e explorar o ambiente é muito importante para o desenvolvimento da criança. Assim como ensiná-la a manter uma boa higiene, evitando a contaminação por microrganismos (bactérias, vírus e fungos), por isso, é importante sabermos como ensinar às crianças a lavar as mãos de maneira divertida e eficaz.

Pensando na importância de caprichar na higiene e em como ensinar às crianças a lavar as mãos corretamente, depois das atividades recreativas, de ir ao banheiro e antes das refeições, a Turma do Fritz preparou atividades que ajudarão as crianças na percepção do que acontece quando elas brincam, têm contato com animais de estimação ou vão ao banheiro e não lavam as mãozinhas. 

Converse com a criança

Primeiro converse com a criança e faça algumas perguntas como: 

Você gosta de lavar as mãos? 
Quando você lava as suas mãos? 
Sabe por que precisa lavar bem as mãos?  
Você sabe o que acontece quando você não lava as mãos?  

Ela vai relatar o que sabe e a partir daí você pode convidá-la para fazer a brincadeira sugerida a seguir

Vamos brincar?

Materiais:  

  • Venda para os olhos 
  • Brinquedinhos fáceis de lavar 
  • Tinta guache 

Explique para a criança que mesmo sem ver, existem microrganismos, “bichinhos” bem pequenos, que podem nos deixar doentes se não cuidarmos corretamente da higiene.  

Escolha algumas cores de tinta guache e espalhe um pouco em cada brinquedinho. Também escolha uma cor para passar na mão da criança. Em seguida, conte a ela que a tinta é como os microrganismos que não vemos aos olhos. Brinque com os brinquedos por uns minutos e incentive a criança a passar as mãos em todos eles. Se você quiser, pode brincar junto com a criança, neste caso, use uma cor diferente de tinta guache nas suas mãos. Troque de brinquedo com a criança algumas vezes, para que fique com a sua cor nas mãos dela também.  

Depois de brincar mostre como ficou cada brinquedo e as mãos. A tinta se espalhou tanto pelos brinquedos quanto pelas mãos. 
Ressalte que é muito bom brincar e, que a mão ficou “sujinha”, por isso precisamos lavar as mãos após brincar.  

Lave as mãos brincando e cantando

Aproveite que a criança ainda está com as mãos coloridas da brincadeira anterior e coloque uma venda nos olhos dela. Peça para lavar as mãos do jeitinho que ela sabe. Desligue a água e pergunte: Você acha que as suas mãos já estão limpinhas?  

A criança vai responder e, depois que ela fizer isso, tire a venda e mostre o resultado nas mãos. A mão terá alguns lugares com tinta, aí você reforça a importância de lavar bem as mãos.  

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta ficar de 40 a 60 segundos lavando as mãozinhas direitinho para deixá-las livres de vírus e bactérias. 

Mostre cada movimento correto para a criança!  

J:\1 Turma do Fritz\Conteúdos\Revista\dicas para mãos limpinhas.JPG

A Turma do Fritz tem uma MÚSICA especial para as crianças cantarem enquanto lavam as mãozinhas, no tempo necessário, se divertindo e deixando tudo limpinho. Ouça a seguir: 

Confira a letra completa desta música aqui.

Vamos brincar mais uma vez?

Para mostrar de outra maneira, como lavar as mãos elimina as bactérias e vírus, faça a atividade a seguir com a criança.

Materiais:  

  • Papel para imprimir ou desenhar 
  • Tesoura sem ponta 
  • Canetinhas coloridas ou lápis de cor 

Você pode imprimir o molde da Turma do Fritz que está no final deste post ou desenhar com a criança a torneira e as bactérias e vírus em uma folha.

Passo-a-passo da atividade com o molde da Turma do Fritz:

Imprima o molde da Turma do Fritz em duas folhas A4 (uma para a torneira e outra para as mãos com os vírus e bactérias). Se preferir, desenhe em folha ou cartolina utilizando o molde como referência. Dica: ao imprimir a sugestão é utilizar papel triplex ou sulfite colado em cartolina para dar maior firmeza antes de recortar e montar.
Recorte o quadro onde estão as mãozinhas sem separá-las. Vamos precisar do quadro inteiro para seguir a atividade.
Em seguida, recorte os vírus e bactérias separando-os um a um.
Posicione os vírus e bactérias recortados em cima das mãos. Dica: é possível enriquecer a atividade construindo as bactérias e vírus com recursos táteis, trazendo materiais de outras texturas como lantejoulas; papel colorido enrolado, picado ou em bolinhas; folhas secas; algodão; pedaços de barbante ou outros materiais que você tenha disponível.
Com o auxílio de um estilete, corte a linha pontilhada que aparece nas bordas da água que cai da torneira de maneira a formar uma alça na folha.
Encaixe a ponta do quadro das mãos passando por baixo da alça que foi formada com o recorte da água. O objetivo é que as mãos possam passar de um lado para o outro por baixo da água.
Puxe o quadro para o lado oposto e deixe que a criança perceba que os vírus e bactérias ficaram do outro lado enquanto as mãozinhas saíram da água limpas novamente.

Ao realizar esta atividade, você pode utilizar a música “Lave as mãozinhas” deste post ou acessar o vídeo da música no nosso canal no Youtube.

Atenção: além de ensinar a lavar as mãozinhas corretamente, é importante manter as unhas sempre curtinhas e, orientar a criança para evitar colocar as mãos na boca e nariz durante as brincadeiras.

Xô Coronavírus

E como ainda precisamos nos prevenir e nos proteger contra o Coronavírus, é importante que você continue usando também a sua máscara, praticando o distanciamento social e lavando bem as mãozinhas!

Confere com a Anita o novo hits da Turma do Fritz. O material foi todo desenvolvido em libras. Vem cantar com a gente Xô Coronavírus!

A letra completa você confere aqui

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras crianças, pais e professores para ensinar a lavar as mãos de uma forma divertida e eficaz!

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais: @turmadofritz – Instagram e Facebook.

Moldes para impressão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *