Num mundo de distrações, onde nos perdemos nas horas, é importante manter o foco, por isso junto a Charlot trazemos 7 dicas para ajudar seu filho a melhorar nos estudos em casa. Charlot já testou essas dicas e conseguiu aprender mais e ainda ajudou toda a turma.

Dicas da Charlot para ficar 10 nos estudos!

Mas atenção, é essencial que esse momento seja prazeroso para a criança, por isso, estimule de forma positiva, através de combinados, mostrando os benefícios que ela terá ao se comprometer com os seus estudos.

menina segurando livro
Fonte: Freepik

Se você é professor, envie esse conteúdo para os pais dos seus alunos, e “bora” conferir a seguir as dicas da Charlot para ficar 10 nos estudos!

1. Crie rotina

Marque um horário em que possa estudar com a criança todos os dias. Tente escolher o momento em que a criança esteja mais descansada e disposta, se possível, você também. Mesmo que a criança não tenha atividades da escola em algum dia da semana, inclua coisas que ela gostaria de aprender ou até de ler.

2. Escolha um ambiente

Um ambiente calmo, bem iluminado, limpo e organizado ajudará na concentração. É importante que a criança fique esse tempo desconectado das redes sociais, jogos e TV. Se não houver um lugar fixo para ela estudar, escolham juntos um lugar na casa, que fique reservado durante o horário de estudo para ela se dedicar, pode ser até mesmo na mesa da cozinha. Respeite ela nesse momento e não faça interferências.

3. Faça um cronograma

Organize as tarefas de acordo com o horário da escola. Montem juntos um cronograma semanal e incluam as tarefas e os trabalhos que a criança deverá entregar.

Uma dica valiosa!

Prevejam para ela fazer ou concluir dois dias antes qualquer tarefa ou trabalho, pois se tiver algum probleminha ela terá tempo para arrumar e entregar no prazo. Veja um modelo de cronograma que poderá ajudá-los:

Plano de estudos Turma do Fritz.
Plano de estudo da Turma do Fritz!

Imprima o arquivo em PDF e coloque em um lugar que a criança veja todos os dias: no quarto dela, no local de estudos ou até mesmo na geladeira.

4. Organize o seu material

Ter o material organizado facilitará muito, pois vocês não perderão tempo procurando borracha, cola ou até mesmo o apontador que ficou perdido. Antes de estudar ajude a criança a separar todo o material que precisará para realizar as atividades e inclua no cronograma materiais que serão necessários comprar com antecedência. Não esqueçam de repor os materiais que ela sempre usa e que estão acabando, como lápis e borracha. A oriente a ter o estojo sempre organizado e, ao terminar os estudos, peça que separe o material que utilizará na próxima aula.

5. Utilize estratégias de estudo e nossas dicas
  • A dica de ouro é sugerir que a criança comece a tarefa pelo conteúdo que ela achar mais difícil, deixando a mais fácil para o final, assim ela não ficará tão cansada quando acabar seus estudos.
  • Para começar, incentive a criança a ler atentamente o que está sendo pedido na atividade. E deixe que a criança tente fazer sozinha, assim ela saberá até onde consegue ir sem a ajuda de alguém. Mas caso ela fique com dúvidas e te pergunte a resposta, a questione fazendo-a analisar sobre o que acabou de te perguntar. Faça comparações e dê dicas de qual a letra que inicia aquela resposta, mas não entregue a resposta pronta. Isso evitará que, por conveniência, obtenha a resposta rapidamente através de você, e então ela vai começar a parar de te perguntar toda hora e isso também a fará pensar mais.  Por último, a incentive a pesquisar mais sobre o assunto.
  • Estimule a criança a desenhar ou escrever sobre o que aprendeu. Uma boa ideia é fazer um mapa mental, que ajuda a organizar os pensamentos e a entender melhor o assunto. Um mapa mental é feito com um título no meio e por ramificações, onde  as ideias principais são organizadas, incluindo desenhos, imagens, setas, balões e palavras, que ajudarão a criança a estudar e lembrar o que aprendeu. Pesquise na internet como fazer mapas mentais e ajude sua criança a elaborar os dela.
Mapa Mental - Dicas para estudar em casa
  • Sugira um grupo de estudos entre os amigos da criança. Juntos eles poderão conversar sobre o que aprenderam, tirar dúvidas, mostrar o mapa mental de cada um e até brincar e fazer atividades divertidas! Podem fazer uma forca sobre palavras que aprenderam, ou uma cruzadinha. Neste tempo de quarentena você pode sugerir um encontro virtual entre eles.
  • Jogos educativos e atividades variadas tornarão o aprendizado mais divertido! Você pode buscar na internet e aqui na Turma do Fritz. Temos muitas atividades para as crianças aprenderem brincando!

Cruzadinha da Dança

Vire Detetive com as Garcinhas

Caça Dengue

  • Se os estudos durarem mais de 20 minutos por dia, convide a criança para um pequeno intervalo de 5 minutos entre uma atividade e outra. O descanso é importante para ela voltar a se concentrar na próxima atividade.
6. Explique para alguém

Peça para a criança te ensinar sobre o que ela acabou de aprender. Essa é sem dúvidas uma das melhores estratégias de aprendizado: ensinar alguém! Ao compartilhar o conhecimento com mais pessoas a criança precisa organizar e formular, com as próprias palavras, o que compreendeu. Neste momento podem surgir novas dúvidas e a partir da própria curiosidade ela busca pesquisar mais e acaba entendendo melhor o assunto.  

7. Acredite em você!

Estimule sua criança a acreditar em si. É ela quem escreverá a própria história e assim como a Turma do Fritz está aprendendo a cada dia, e cada um no seu ritmo, cada criança também é capaz de aprender cada dia mais! Incentive-a a experimentar, tentar e nunca desistir!

E se sua criança tem dificuldade em algum conteúdo, conte com a gente, mande as dúvidas para a Turma do Fritz, através das nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Se você leu até aqui, temos mais uma dica importante!

Ajude seu filho a criar bons hábitos de estudos. Mesmo que a criança apresente dificuldades na aprendizagem ou alguma necessidade especial, ela aproveitará os benefícios que a rotina de estudos traz. Isso será valioso para o seu futuro.

Acompanhe nossos conteúdos aqui no blog da Turma do Fritz e fique por dentro de outras dicas para o desenvolvimento pessoal e educacional das nossas crianças!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *