Pin tem um evento nacional pra ir e está com medo de não entender como as toninhas, botos e golfinhos de outras regiões do país falam! Será que ela vai conseguir?
Acesse abaixo a história em texto completo e nos ajude a levar diversão com aprendizado para mais crianças!
Disponibilizamos as máscaras dos personagens para você baixar (no final da página) caso queira utilizar durante a contação da história, assim as crianças poderão conhecer nossos personagens. 😉
A TONINHA PIN
Hoje a turma do Fritz está animadíssima, pois Pin, a princesa Toninha lhes fará uma visita. Ela vem passear pouco aqui no Rio Cachoeira, pois o pai dela só autoriza quando ela vem se apresentar na Grande Escola de Balé. Pin é uma grande bailarina e vive na baía Babitonga, juntamente com sua família.
Fritz, Charlot, Anita e Lipe esperam ansiosamente pela chegada da amiga perto do manguezal.
Anita, uma macaquinha muito brincalhona, está curiosa para saber mais sobre a amiga da turma. Ela não tem muito contato com Pin e ficou curiosa para saber como vive essa toninha. Ela pede para o Lipe ajudá-la, pois ela fala em libras e Lipe sabe bem.
Fritz, o jacaré nadador do Rio Cachoeira, se empolgou em explicar tudo pra Anita, pois ele conhece bem a Pin e as toninhas, mas precisa de ajuda, pois até aprendeu alguns sinais de Libras com o Lipe, mas ainda não consegue todas as palavras.
Lipe então o tranquilizou:
_ Não se preocupe Fritz, eu te ajudo com a tradução!
Fritz então começa a falar sem parar sobre a encantadora Pin:
_ Ah, eu posso não entender muito de matemática, mas de toninhas eu sei tudo!
Realmente, Fritz sempre conta com a ajuda de Charlot para resolver as questões Matemáticas! Como é bom ter amigos para nos ajudar, não é?
E Fritz continua…
_ Uma toninha é um tipo de golfinho pequeno. A espécie da Pin prefere viver em águas rasas, por isso a família dela vive aqui na Baía Babitonga. Ah, ela adora comer peixes, lulas e camarões…
Neste momento Lipe interrompe Fritz, pois Pin está chegando…
Pin dá um salto de alegria e cumprimenta seus amigos:
_ Olá turma, tudo bem?
_ Agora que você chegou tudo ótimo! _ Falou Fritz!
Charlot, a nossa querida e sabida capivara, deu um pulo na frente do Fritz e falou:
_ Fritz estava contando sobre você Pin, que gosta de viver na Baía, é verdade?
_ Sim Charlot, nós toninhas gostamos muito da tranquilidade desta baía e por isso minha família mora nela, mas tem outras toninhas que moram em outras regiões do país e até em outros países. Por isso eu vim pedir a ajuda de vocês!
_ Claro Pin!_ Disse Charlot _ No que podemos ajudá-la?
Pin respira fundo:
_ Me convidaram para participar de um grande evento de preservação de espécies aquáticas e lá estarão toninhas, golfinhos e botos de várias regiões do Brasil e meu amigo Tony, que já se aventurou por outras partes do país, disse que eles falam muito engraçado e às vezes fica difícil de entender. Não sei se vou conseguir me comunicar direito!
_ Como assim? _ Disse Fritz _ Eles falam outra língua?
_ Não!!! _ respondeu Pin. _ Eles falam a nossa língua, mas de um jeito diferente! Toni disse que eles falam com “sotaque”! O Boto-cor–de-rosa, que habita lá no Amazonas, vive dizendo que está BROCADO, vocês sabem o que isso quer dizer?
A turma se olhou, pensou, pensou, mas não sabiam o que responder.
Lipe então lembrou de uma aula que ele teve na escola falando sobre diversidade Cultural, então comentou:
_ Turma, a minha professora já falou sobre isso lá na escola. Entrou uma menina na minha turma que era de Floripa e quando queria que alguém da sala decidisse algo rapidamente falava assim: “Se quex, quex, se não quex, dix”. No início nós achávamos engraçado e todo mundo ria, mas a professora nos explicou que precisamos respeitar as diferenças culturais e que cada região tem um jeito de falar e de se vestir, até a comida pode ser diferente e nós podemos aprender muito com isso! Então nós aprendemos muito com a nossa nova amiga, que também aprendeu nosso jeito de falar. Ensinamos que ZICA é bicicleta na nossa cidade e CHINEQUE é uma delícia! Então quando você for lá no evento Pin, seja simpática, não ria do Boto-cor-de-Rosa, mas tente descobrir o que significa essa palavra e depois conta pra gente!
Pin sorriu:
_ Acho que vou fazer isso mesmo! É mais divertido aprender novas palavras do que ficar rindo do jeito dos botos falarem né!
Todos da turma dão o maior apoio para a Toninha Pin.
Pin dá um mergulho e volta animada!
_ Lembrei mais uma palavra engraçada, quer dizer… diferente que o Tony comentou! Dizem que as Toninhas que vivem lá no Espírito Santo falaram que esse evento para a preservação iria POCAR! O que será isso?
Todos ficam com um ar de interrogação!
Pin se despede dos amigos fazendo um passo de balé e sai confiante que tudo dará certo no seu evento de preservação!
Uma semana depois…
A turma do Fritz está curiosa para saber como Pin se saiu no Evento de Preservação de Espécies Aquáticas.
Charlot treina alguns passos de balé para a aula mais tarde, enquanto Lipe ensina mais uns sinais em libras para Fritz conversar com a Anita…
De repente… em um salto fenomenal, aparece a princesa Toninha, cheia de graça e alegria para contar as novidades para a turma!
_ Oi pessoal! Como vocês estão? Muita chuva por aqui? Lá no Evento de Preservação de Espécies Aquáticas foi MARAVILHOSOOOO! Eu fiz novos amigos e encontrei o Boto-cor-de-rosa e as toninhas do Espírito Santo! Lembrei de tudo que conversamos naquele dia aqui no manguezal e sabem o que eu descobri?
_O quê, o quê? _ Perguntou Fritz, ansioso para saber a resposta.
_Sempre que chegava pertinho da hora de comer, o Boto-Cor-de-Rosa falava: “Estou BROCADO! Estou BROCADO!” Eu criei coragem e perguntei o que significava. E sabe o que ele me respondeu? Estou “BROCADO” significa que eu estou com FOME!
E rindo continuou:
_ Vocês imaginavam que era isso?
_ Claro que não!!! _ Falaram todos da turma ao mesmo tempo!
Lipe aproveitou para contar a Anita o que significava BROCADO em Libras e ela também ficou animada!
Pin completou:
_Quando encontrei com as toninhas do Espírito Santo, elas estavam felizes dizendo que o Evento POCOU! Eu olhei pra elas e perguntei: O que é POCOU? POCAR? Elas acharam engraçado eu não saber e me explicaram…. POCAR É FAZER SUCESSO! Então o Evento POCOU! FEZ SUCESSO!
_ Nossa, sério? _ Falou Fritz!_ Não dava pra imaginar!
Pin ficou muito feliz em aprender essas novas palavras!
Charlot, muito interessada, perguntou:
_ E o Evento Pin? Como foi?
_ Foi muito importante encontrar outros animais de espécies aquáticas e conversar sobre formas de preservar o nosso ambiente e a nossa espécie. Eu aprendi que as toninhas precisam de ajuda de todos para continuarem vivendo felizes na Baía, mas essa já é uma outra história!
FIM!
Equipe Turma do Fritz:
Roteiro de Vanessa Cristina Ristau Santos
Revisão de Joseane Tomaz
Aprovação de Daniela de Sousa
Roteiro
de Direitos da Turma do Fritz!
TURMA DO FRITZ PRODUÇÕES LTDA
31.987.602/0001-08
Se você gostou da nossa história, INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL, para ser avisado quando disponibilizarmos novos conteúdos. E se puder, clica no GOSTEI pra nos ajudar!
Se lembrou de alguma criança que pode gostar dessa história, COMPARTILHE!
……………………………………………………………………………………………………………
SIGA-NOS NO INSTAGRAM E FACEBOOK. Lá a gente sempre avisa sobre conteúdo novo no blog e promoções!
IG: ig.com/turmadofritz/
FB: fb.com/turmadofritzbr